Os melhores filmes de 2011/2012


Como já foi comentado em algumas críticas por aqui, o "ano" parecia que ia ser muito produtivo devido aos inúmeros filmes que pareciam extremamente atraentes e surgiram com força na grande premiação norte americana, o Oscar 2012. As coisas não ocorreram tão bem assim e podemos dizer que este foi um dos piores anos no sentido de indicados ao Oscar de melhor filme. A academia se fechou em seu orgulho indicando filmes que mais parecem novelas mexicanas de tanto forçar choradeiras no cinema, como Histórias Cruzadas (The Help), Cavalo de Guerra (War Horse) e Tão Perto e Tão Forte (Extremely Loud & Incredibly Close), mas o vencedor, O Artista (The Artist), o fez com certo merecimento, pelo menos entre os indicados.

No entanto, os americanos foram justos em outros prêmios, Jean Dujardin e Meryl Streep foram contemplados com a estatueta de melhores atores, Woody Allen foi agraciado com o melhor roteiro original e, só o fato de Terrence Malick ter sido indicado ao Oscar de melhor diretor, já é uma grande vitória, já que sem dúvida ele foi o melhor diretor. Não precisamos falar do Globo de Ouro 2012 pelo simples fato de que ele se portou exatamente como o Oscar.

Enquanto isso, os grandes festivais seguiram sua justa linha de crítica e aparentemente continuam não premiando filmes para a simples comercialização deles. Cannes 2011 deu a sua famosa Palma de Ouro para o estonteante A Árvore da Vida (Tree of Life) e não virou as costas para o polêmico mas excelente diretor Lars Von Trier, premiando a maravilhosa atuação de Kirsten Dunst no trágico Melancolia (Melancholia). O BAFTA Film Award, promovido pela academia britânica, reservou a maioria de seus prêmios para O Artista, mas se lembrou do último longa da saga de Harry Potter e deu merecida indicações para O Espião que Sabia Demais (Tinker, Tailor, Soldier Spy).

Os maiores desastres cinematográficos, além das novelas mexicanas citadas anteriormente, ficaram por conta dos filmes de heróis como o péssimo Lanterna Verde (Green Lantern) e os que vieram para simplesmente abrir a porta para Os Vingadores (The Avengers), Thor e Capitão América. Este último até foi um filme razoável, de forma que apresentou muito bem seu protagonista, já o rei do trovão ficou com um péssimo cartão de visita. Houve também o pobríssimo A Dama de Ferro (The Iron Lady) que só vale pela apresentação de Maryl Streep. Muitos irão jogar pedras, mas se pode deixar de citar o ofensivo Rio, que foi espetacular em seus aspectos técnicos mas é triste ver uma imagem tão sem escrúpulos do Brasil, criada por um diretor brasileiro, sendo passada para crianças do mundo todo, lamentável.

Há também aqueles títulos que não aparecerão na lista abaixo, mas merecem atenção dos cinéfilos. A Árvore do Amor, O Espião Que Sabia Demais, Os Homens que Não Amavam as Mulheres, 50%, O Palhaço, Pronto Para Recomeçar, Drive, Toda Forma de Amor, O Homem Que Mudou o Jogo e Super 8. E tem também as listas passadas da nossa equipe, 2008 (a primeira lista não seguia o modelo atual), 2009/2010 e 2010/2011.

Bom, sem mais enrolação, é chegada a hora de revelar os 10 bam bam bans pelo juri do Vocabulário Extenso. Vale lembrar que a lista está organizada em ordem de preferência e só entra na avaliação filmes lançados no Brasil entre abril de 2011 e março de 2012. Pois bem, prendam a respiração e soltem o verbo à vontade, por favor.

MELHORES FILMES DE 2011/2012

1º - Meia Noite em Paris




2º - A Pele que Habito




3º - Blue Valentine¹




4º - A Separação




5º - A Árvore da Vida




6º - O Artista




7º - Um Conto Chinês




8º - Another Earth²




9º - Tudo Pelo Poder




10º - Os Agentes do Destino




¹ - É inadmissível aceitar a escrota tradução para o portugues, por isso mantemos o título original.
² - Não há tradução oficial para este título.

2 comentários:

  1. Essas dicas me ajudaram muito!
    A Pele Que Habito Amooo Esse Filme!

    ResponderExcluir