Os Infratores

Título Original: Lawless
País: EUA
Estreia: Outubro de 2012
Diretor: John Hillcoat
Roteiro: Nick Cave
Elenco: Tom Hardy, Shia LaBeoulf, Jason Clarke, Guy Pearce e Gary Oldman,



Com um elenco magnífico, onde a atuação de Hardy se sobrepõe às demais, Os Infratores merece aplausos por não ser um daqueles "baseados em fatos reais" que nada tem a ver com a realidade. Mas também não deixa de ser alvo de vaias resultando em ser um filme aquém de suas potencialidades.

Com a lei seca em vigor nos Estados Unidos dos anos 1930, os irmão Bondurant são apenas mais um dos inúmeros fabricadores ilegais de álcool das colinas que rodeiam Chicago. Detentores da fama de imortais, Jack (LaBeouf), Forrest (Hardy) e Howard (Clarke) se veêm encurralados com a chegada de um delegado especial em sua cidade, Charlie Rakes (Pearce), que na verdade almeja coordenar todo o tráfico da região. A situação se agrava quando a cidade vê os irmãos Bondurant ganharem muito dinheiro ao fazer negócios com o famoso gangster de Chicago, Flody Banner (Oldman), iniciando uma guerra local.

O roteiro de Nick Cave, baseado na obra de Matt Bondurant e filho de Jack Bonduran, se concentra na figura desse que é o mais jovens dos três irmãos. Focando na sua transformação para administrar os negócios da família e na sua busca pelo amor da jovem Bertha Minnix (Wasikowska). No entanto, embora ele seja cauteloso e paciente ao construir suas personagens e a trama em si, é fácil perceber que tudo se dá de uma forma muito clichê. Não fosse por algumas breve citações daquele que nos narra a história, mal seria possível lembra-se de que ela se passava em meio a grande depressão norte americana. A verdade é que a história acaba se focando somente na violência diária daquela família.

Mas isso não é todo ruim, dado que se trata de um filme de gangster e, olhando por esta óptica, vê-se um trabalho muito bem sucedido desde as cenas iniciais; nas interpretações e na direção de artes. Esta última que constrói, junto com a fotografia debotada de Delhomme, um excelente contraste entre a pequena cidade e a grande Chicago.

Portanto, o diretor Hillcoat, após um sensível trabalho com A Estrada, aqui se rende ao clichê. Gera um longa que será apenas mais um gangster movie sem ser capaz de mostrar algo realmente verídico, ao menos do ponto de vista emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário