Melhores Filmes de 2013/2014





Antes tarde do que nunca! Mas sim, sim, muito atrasado. Por motivos pessoais o Vocabulário Extenso teve suas atividades interrompidas nos últimos meses, mas estamos de volta. E nada melhor que recomeçar de onde paramos, abril de 2014 e a nossa lista dos melhores filmes lançados nos 12 meses passados.

Neste período foram 51 críticas escritas e publicadas aqui no site em mais de 100 filmes assistidos (eu nunca consigo manter um banco de dados preciso).

No ano passado eu já comentava sobre um melhora na lista dos indicados ao Oscar 2013, mas este ano a academia realmente surpreendeu. A única aberração contida na lista dos nove melhores filmes do ano foi Capitão Phillips. E o vencedor, embora não esteja em completo acordo com a lista abaixo, é sem dúvida um grande filme. Alfonso Cuarón recebeu a merecida estatueta pelo seu trabalho como diretor em Gravidade enquanto Matthew McConaughey e Cate Blanchett também foram reconhecidos por suas magníficas atuações em O clube de compra Dallas e Blue jasmine respectivamente.

O globo de ouro foi na onda do oscar como sempre, com a exceção da premiação de Trapaça como melhor filme na categoria comédia ou musical, sendo que na lista constava Ela e Nebraska, dois excelentes e superiores títulos. Leonardo di Caprio acabou sendo mais uma vez alvo de piadas após ter mais uma indicação ao Oscar de melhor ator (3 no total) por seu trabalho em  O lobo de wall street e não faturar a tão sonhada estatueta, contentando-se com uma segunda coroação na mesma categoria no globo de ouro.

O festival de Sundance premiou o longa Fruitvale station: a última parada e a Palma de Ouro de Cannes foi para Azul é a cor mais quente. Já o prêmio europeu de cinema guardou suas principais categorias para o intenso e provocativo A grande beleza.

Segue abaixo então a lista daqueles que julgo terem sido os melhores filmes lançados oficialmente no Brasil entre Abril de 2013 e Março de 2014.


1º - O clube de compra Dallas 





2º - Ela





3º - Gravidade





4º - Elena





5º - Nebraska





6º - 12 anos de escravidão





7º - O grande Gatsby





8º - Os suspeitos





9º - A espuma dos dias





10º - Ninfomaníaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário