Magia ao Luar


Título Original: Magic in the moonlight
País: EUA
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco Principal: Collin Firth e Emma Stone
Estreia no Brasil: Agosto de 2014



A ideia de que mesmo os filmes menores de Woody Allen são melhores dos que tantos outros que estão em cartaz nos cinemas é recorrente e muitas vezes uma força do hábito de cinéfilos. Mas este certamente é o caso do seu novo longa metragem, Magia ao Luar, uma comédia romântica girando em torno do conflito entre a lógica (ciência) e o mistério (religião).

Passando-se na França do fim dos anos vinte, o roteiro acompanha a trajetória de Stanley (Firth), um famoso mágico que aceita o convite de um amigo para desmascarar Sofie (Stone), uma suposta médium que estaria enganando uma rica e tradicional família francesa. A tarefa logo se torna muito mais complicada do que Stanley imaginara e suas convicções acerca da espiritualidade das pessoas começam a ser abaladas.

O tema não é algo novo para os filmes de Allen e nem a história em si possui um desfecho que apresente uma nova visão dessa constante discussão entre a existência ou não de um deus. O relacionamento que surge entre Stanley e Sofie oferece esse debate entre a dúvida e a fé sem muitas pretensões, mantendo-se sempre uma comédia.

Mas, se nada de novo é trazido ao debate, aí é que surge o problema. A sensação que fica é de uma repetição de algo que já vimos muitas e muitas vezes, de modo que o que se tira de bom da projeção está na química estabelecida entre Firth e Stone. Ele é quem mais se destaca ao espectador com sua interpretação do cinismo e egocentrismo que seu personagem possui resultando em excelentes piadas que mantêm a firmeza do filme. Ainda sim, Emma Stone tem um brilho digno como a jovem comunicadora do mundo desconhecido (!).

Por isso é melhor pensar em Magia ao Luar como um filme de Woody Allen de menor expressão que ainda sim nos satisfaz mais que a média geral por simplesmente ser um filme de Woody Allen. Clichê ou não, essa é uma sensação que não pode ser facilmente desmascarada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário