LTI - A Linguagem do Terceiro Reich



LTI - A Linguagem do Terceiro Reich

Autor: Victor Klemperer

Editora: Contraponto

Páginas: 428


        


LTI - A Linguagem do Terceiro Reich é um estudo filológico sobre como o nazismo conseguiu impor sua metodologia através de sua linguagem. O autor, Victor Klemperer, judeu convertido ao protestantismo antes mesmo da subida ao poder do Partido Nacional Socialista, sobreviveu aos 12 anos da barbárie alemã graças principalmente à legitimidade racial de sua esposa, ariana. Proibido de frequentar bibliotecas e a própria universidade onde lecionava, Klemperer se ocupou com uma pesquisa de testemunho através dos diversos meios que frequentou, desde o próprio ambiente de trabalho quando o nazismo ainda tolerava os judeus, passando pela época dos trabalhos forçados em fábricas até os dias de fugitivos nos meses finais da Segunda Guerra Mundial.


Klemperer é preciso em suas analises e espantosamente contemporâneo em suas conclusões e indagações. Para os fascinados por este árduo período da história, entender a dinâmica do nazismo é algo fundamental, e este livro nos proporciona detalhadamente as consequências da linguagem adotada nas propagandas do governo de Hitler, que influenciavam drasticamente o pensamento local da época. O livro não segue uma ordem cronológica mas se divide em temas específicos a cada capítulo. Isso proporciona uma liberdade ao autor para poder, por diversas vezes, comparar a evolução de palavras e expressões ao longo do anos do império nazi-germânico.

Victor também demonstra um domínio amplo do assunto buscando sempre referências históricas que aprofundam os investigações. Além disso os estudos do autor estão intercalados com inúmeros relatos pessoais que impressionam e tornam a dissertação mais real do que já se possa imaginar. É incrível como que inúmeras conclusões imaginaríamos só vir à tona no pós-guerra globalizado.

Citando: "Parece-me que no futuro, quando se falar em 'campo de concentração', a referência será, exclusivamente, à Alemanha de Hitler, somente à Alemanha de Hitler."

Leiam... nada mais a dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário