Sem proteção

Título Original: The company you keep
País: EUA
Direção: Robert Redford
Roteiro: Lem Dobbs
Elenco Principal: Shia LaBeouf, Robert Redford, Terrence Howard e Julie Christie
Estreia no Brasil: Maio de 2013



Baseado no romance de Neil Gordon, a mais recente direção de Redford tem um estilo de thriller político dos anos 70 que se perde ao tentar se aprofundar em uma discussão sobre o estado atual do jornalismo americano e os movimentos estudantis revolucionários da época. Nessa linha, o cineasta julga antiéticas as interferências da mídia pela urgência em denunciar, independente da precisão da história e aborda a adaptação dos personagens pós revolucionários na sociedade atual.

O longa gira em torno de três rebeldes/terroristas americanos do período da guerra do Vietnã que ao promoverem o assalto a um banco acabam matando um guarda. Desde então ambos vivem escondidos com outra identidade, até que Sharon Solarz (Sarandon) é descoberta e presa 30 anos depois. O caso chama a atenção do jovem jornalista Ben Shepard (LaBeouf) que, sob pressão de seu editor, começa a investigar sobre o paradeiro dos demais parceiros de Solarz e acaba se defrontando com um deles, Nick Sloan (Redford), que hoje atende pelo nome de Jim Gray.

De uma forma geral o filme é basicamente uma típica perseguição, com a FBI tentando capturar Sloan e Shepard buscando entender porque o procurado não está agindo como quem realmente deseja desaparecer novamente. No entanto, nem toda a projeção é feita de eletrizantes cenas de ação, concentrando-se bastante nos diálogos sobre o passado e a ideia revolucionária que havia na juventude daquela época. Isso se dá enquanto Sloan vai re-encontrando com diversos companheiros de seus tempos de rebelde.

Mas a melancolia com que é tratada a nostalgia daqueles revolucionários, que um dia lutaram contra aquele imperialismo americano e a opressão da minoria, exigindo por exemplo o fim da guerra, não consegue passar uma verdadeira importância no ato exagerado de alguns. Os diálogos são insuficientes para passar tal impressão soando subversivo em meio em meio à tentativa de Sloan provar sua inocência.

Com uma ótima gama de atores, Sem proteção é bem feito mas permanece previsível e um pouco confuso, não passando nem perto de outros grandes trabalhos de Redford.


Nenhum comentário:

Postar um comentário