O que traz boas novas

Título Original: Monsieur Lazhar
País: Canadá
Direção: Philippe Falardeau
Roteiro: Philippe Falardeau
Elenco Principal: Mohamed Fellag, Sophie Nélisse e Émilien Néron.
Estreia no Brasil: Maio de 2013




Filmes de bons professores são sempre bem aceitos pela figura paterna que estes representam na formação de pessoas. Mesmo sendo duros e incompreensíveis às vezes, suas lições sempre marcam gerações. Mas aqui, o diretor recolhe-se um pouco deste tema para contar-nos uma história onde o professor e seus alunos aprendem juntos, em meio as duras regras de contato físico, como superar a perda de um ente querido e expressar seus sentimentos.

Bachir Lazhar (Fellag), um imigrante argelino no Canadá, é contratado para substituir uma professora de uma escola primária em Montreal que cometeu suicídio. Enquanto a sua classe vai passando por um longo processo de cura do choque que a perda causou na turma, ninguém desconfia de seu doloroso passado, nem do risco que corre de ser deportado a qualquer momento.

O diretor consegue construir seu trabalho com uma suave elegância a partir das expressões naturais da classe de estudantes entre 11 e 12 anos de idade. Não somente pelas boas atuações daqueles meninos, mas pela maneira como o professor, agindo muito mais como pai, se esforça em quebrar as barreiras impostas entre educadores e alunos, seja pelo código de conduta educacional do país ou pela própria subestimação do emocional de uma criança. Bachir deixa, ao longo do cotidiano escolar, nas tarefas do dia a dia, que as crianças explorem e expressem seus sentimentos perante aquele momento tão difícil.

A verdade é que Lazhar, sofrendo de uma perda tão cruel quanto à daqueles jovens meninos enxerga na pureza de seus atos uma maneira de se aliviar do próprio sofrimento. A maneira como lida com seus conflitos interiores estão expostos na figura dos dois jovens centrais da trama, Simon (Néron) e Alice (Nélisse). Enquanto a garota não teme expressar os seus sentimentos e a maneira como vê a morte de sua professora, o jovem evita o assunto enquanto esconde fatos de estrema importância.

O que mais encanta é que O que traz boas novas é um filme que tem muito a dizer e o faz de forma simplista. Sem exagerar na sua conduta ou forçar qualquer emoção além das várias que se apresentam a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário