Incêndios

        




Título Original: Incendies.

País/ano: Canadá/2011.

Direção: Denis Villeneuve.

Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette.






Será que você conhece toda a vida de seus pais? É certo, ou pelo menos devia ser assim, que conhecemos suas vidas desde o momento em que entramos nela, mas como foram suas relações com o mundo antes de fazermos parte dele? O que nossos pais perderam e ganharam com a nossa chegada como filhos? O passado de nossos familiares pode dizer muito sobre nossa vida.

Dirigido por Denis Villeneuve, este filme canadense, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, narra a busca dos gêmeos Jeanne e Simon Marwan pelo seu pai, que achavam estar morto, e por um irmão que não faziam ideia que existia. A notícia é dada aos irmão na leitura do testamento de sua mãe, Nawal Marwan, o tabelião lhes entrega uma carta a cada um, com a missão de repassá-las ao pai e ao desconhecido irmão, obtendo assim, ao final da tarefa, um carta destinada aos gêmeos.

Como se vê, desde o início o enredo nos prende com seus mistérios e revelações sobre o passado de Nawal e, ao nos apresentá-la do ponto de vista dos filhos, nos vemos descobrindo o passado junto com eles. Assim, roteiro de Denis (baseado na peça teatral de Wajdi Mouawad), gradualmente os faz sentir o peso da vida árdua de Nawal em uma época tão difícil no Oriente Médio, quando conflitos religiosos já faziam suas guerras.

Se o enredo já é belo e intrigante, o trabalho de direção de Denis torna-o realista ao extremo com planos belíssimos que completam as informações do passado de Nawal. Já que o longa contém vários flashbacks, ver o pais natal no presente e no passado dimensiona o impacto da guerra que houve lá. Somado a isso está a ótima fotografia e mixagem de som, é admirável constatar que só há duas faixas musicais em todo o filme, e não nos damos conta disso. Ouvir o barulho do papel ao ler uma carta, o som do calçado contra o cascalho ao caminhar, isso contribui para a tensão e cria um clima muito realista e orgânico para o tema.

Incêndios conta a história de uma mulher que soube viver com o pouco que tinha, que soube superar as circunstâncias agindo com a razão que a vida lhe deu. Nawal foi mais forte do que qualquer um poderia imaginar e teve sua recompensa pelas mãos de seus filhos, quando estes compreenderam seu passado, pois sua resistência fez com que se reparasse o que a vida lhe fez de errado.

Trailer legendado


Um comentário:

  1. Ótimo filme!
    Defino o desfecho com um "Um soco no estômago".
    Filme contem um bom andamento, com um clima de suspense e em volta do enredo principal, nos mostra um pouco sobre a situação da guerra civil que vivem os países Árabes, em especial do Líbano!
    Boa resenha!
    Nota:9.

    ResponderExcluir