Melhores Filmes de 2012/2013


Em fim chegamos ao fim de mais uma temporada do Vocabulário Extenso. Entre Abril/2012 e Março/2013 foram 66 filmes inéditos assistidos (é possível que eu tenha esquecido alguns) e 30 críticas escritas e publicadas aqui no site (isso sim precisa ser melhorado). É o que dá pra fazer enquanto se divide a cinefilia com música e física \o/. 




Acho que este ano base foi mais frutífero que o anterior, a começar pelo corrompido prêmio da academia norte americana. O Oscar 2013, apesar do favorecimento político ao premiar Argo como o melhor filme do ano, teve uma lista de indicados mais satisfatória que o ano passado. A única coisa realmente drástica ali foi o clichesinho O lado bom da vida. Agora imaginem se Django livre tivesse ganhado, queria ver Michelle Obama dizer, como disse, "estes filmes nos ensinaram que o amor vence todas as adversidades".


O Globo de Ouro, como sempre, foi basicamente uma cópia prévia do Oscar, incluindo a atrocidade de premiar Jennifer Lawrence como melhor atriz. Não que ela seja ruim, mas seu trabalho em O Inverno da Alma foi muito mais notório. Quem realmente merecia? Emmanuelle Riva sem dúvida. Quanto ao Os miseráveis ganhar o prêmio de melhor comédia ou musical do ano é realmente uma piada para mim.

A seriedade, como sempre, fica com os "awards" menos comerciais. Cannes, a Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos e o Prêmio Europeu de Cinema agraciaram Amor como o melhor filme do ano. O júri no festival de Sundance (2012) escolheu o maravilhoso Indomável sonhadora enquanto a audiência selecionou As sessões como os melhores títulos do ano.

Bom, indo ao que interessa, segue então a lista dos melhores filmes de 2012/2013 segundo a minha humilde opinião. Confiram!






2º - A caça














7º - Amor

















E para você, qual foi o melhor filme do ano?

Um comentário: