Blue Jasmine

Título Original: Blue Jasmine
País: EUA
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco Principal: Cate Blanchett, Alec Baldwin e Sally Hawkins
Estreia no Brasil: Novembro de 2013



Novo longa metragem marca o retorno de Woody Allen aos Estados Unidos após uma leva de trabalhos feitos nas capitais turísticas europeias. Também marca sua volta às tragédias, com bons flashes de humor, mas dramática num bom estilo grego.

Jasmine (Blanchett) é uma socialite nova-iorquina que decide passar uma temporada com Ginger (Hawkins), sua irmã adotiva, após seu marido se envolver em um escândalo financeiro que liquida toda a fortuna que tinham. Ela busca recuperar-se de seus ataques nervosos e reerguer sua vida financeira, visando os estudos e trabalhos em um quadro social que nunca lhe pertenceu.

Os primeiros cinco minutos de projeção, com a chegada da protagonista ao aeroporto de São Francisco, já introduzem ao espectador o que estar por vir. Desde os carregados e cômicos diálogos até a estonteante atuação de Cate Blanchett. Conhecemos bem as suas neuroses e sua arrogância adquirida nos anos de vivência com alta sociedade americana. Assim, em meio aos seus ataques nervosos, vamos conhecendo também seu passado recente e a maneira como desmoronou.

É um intenso estudo de personagem com um desfecho que imprime um sentenciamento moral à ela, diferentemente de outras películas do mesmo diretor. Jasmine insiste em suas atitudes tolas ao se preocupar apenas com um fim que justifique os meios. Enquanto Ginger é a única personagem que tem direito a uma segunda chance após ceder à inveja em ser como sua irmã.

Por fim, Blue Jasmine, não encanta tanto quanto Meia-Noite em Paris, nem é tão profundo quanto Tudo Pode Dar Certo, mas é um bom filme no velho estilo Woody Allen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário