O verão do Skylab

Título Original: Le Skylab
País: França
Direção: Julie Delpy
Roteiro: Julie Delpy
Elenco Principal: Lou Álvarez, Julie Delpy e Eric Elmosnino
Estreia no Brasil: Setembro de 2013



Julie Delpy enfim retorna à França para mais uma vez maravilhar o cinema europeu com sua ultra realidade e inteligente senso de humor. Seu novo longa é uma calorosa comédia que se posta como espelho à frente da plateia. Impossível não se identificar com toda a normalidade que se representa ali. Inevitável não rir e lamentar-se, nostalgicamente, com toda a proximidade que vemos e que talvez não seja tão frequente hoje em dia.

Verão de 1979. A família da jovem Albertine (Álvarez) se reúne na Bretanha para o aniversário de 67 anos da sua avó. Tios, cunhados e primos passam um final de semana típico enquanto observamos toda essa eloquência familiar do ponto de vista da pequena Albertine que, com a ameaça da queda da estação espacial Skylab na região em que estão, passa a observar seus parentes como se aqueles fossem os últimos dias de sua vida.

A diretora não busca simplesmente montar uma história comum a partir dos fatos inusitados que circundam uma reunião familiar. Delpy faz questão de pensar em cada elemento, cômico ou não, que decide colocar no seu roteiro. Assim, uma tradicional discussão entre cunhados se faz através de militares conservadores e esquerdistas liberais. Política viva e mais contemporânea do que nunca. Ao passo que a figura das famílias patriarcas da época são frequentemente elucidadas através das diferentes formas de relacionamento entre os pais e os filhos.

Não que Delpy queira demonstrar necessariamente como as coisas eram nos anos 70. E isso fica claro com prólogo e o epílogo adicionado à história central de Albertine. Aquele desfecho é fundamental para explicitar sua mensagem. A necessidade de brigarmos para manter-se vivo a proximidade palpável com os familiares. Fazer de uma simples viagem de trem, uma reunião em família.

Administrando com maestria, uma gama de majestosos atores, Delpy é o nome a se referenciar em O Verão do Skylab. Uma produção de profundos temas que não deixa de ser, em momento algum, uma comédia. A saber, divertidíssima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário