O mestre



Título Original: The Master
País: EUA
Diretor: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco Principal: Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman
Estreia no Brasil: Janeiro de 2013




Do diretor de Magnólia, vemos novamente um belíssimo trabalho de Anderson e uma profunda discussão sobre a natureza humana e sua busca por salvações. Duas maravilhosas performances e um excelente trabalho de arte e fotografia. Ainda sim, essas virtudes são prejudicadas pelo roteiro do próprio cineasta.

Freddie Quell (Phoenix), ex-combatente da Segunda Guerra Mundial no Pacífico Sul, sofre de transtornos psicológicos causados tanto pelas sequelas dos anos na marinha como por incidentes pessoais. Sua tentativa de reconstruir a vida no pós-guerra sempre para diante de seu forte temperamento e problemas com o alcool. Acidentalmente ele acaba cruzando o caminho de Dodd (Hoffman), líder de um grupo que desenvolve técnicas de regressão acreditando que a causa de inúmeros problemas da humanidade se encontram nas vida passadas de cada um. Freddie passa então a ser um caso especial d'A Causa seguindo a família do mestre Dodd acreditando que com eles pode estar sua cura.

De fato, o diretor Anderson não busca centrar sua trama n'A Causa em si, ou em uma visão mais genérica sob a criação de uma seita ou religião mais científica como sugere. Na verdade, ele está mais interessado em desenvolver um panorama sobre crença (não necessariamente religiosa) e intuição a partir das experiências de seu protagonista. Por isso cada minuto gasto na apresentação de Freddie se faz valer, mostrando que, assim como nós, ele busca entender sua natureza emocional e A Causa lhe faz bem (intuição) mesmo sem conseguir entregar-se inteiramente à ela (crença) .

Se a história, juntamente com o roteiro, já embeleza o longa com um delicado estudo psicológico do homem, a força de sustentação maior reside nas atuação da elenco em geral. Hoffman repete mais uma de suas grandes interpretação construindo o carismático Dodd. E o que dizer do trabalho realizado por Joaquin Phoenix? Uma construção meticulosa que mostra as consequências da guerra em cada traço da personagem. Toda a incompreensão sobre o mundo e sobre si mesmo está contida nas expressões de Freddie.

Embora não possamos definir o que realmente beneficia Freddie, sentimos que de alguma forma Dodd e A Causa trazem melhorias ao anti herói. Mesmo que a relação entre eles seja abalada com passar do tempo vemos que os ensinamentos do mestre sempre ficarão presentes na personalidade de Freddie. É o velho sentimento existente sobre certos hábitos que nos confortam por mais que pareçam absurdo e inconsequente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário