As Aventuras de Pi

Título Original: Life of Pi
País: EUA
Direção: Ang Lee
Roteiro: David Magee
Elenco Principal: Suraj Sharma e IrrFan Khan
Estreia no Brasil: Dezembro de 2012



Encantando com seu belíssimo trabalho de efeitos visuais, o novo longa de Ang Lee trata da fé como "um casa com muitos quartos". Acreditar é o que importa.

Baseado no livro do escritor Yann Martel, o roteiro de David Magee acompanha uma conversa entre o indiano Piscine Patel e um escritor frustado à procura de uma história. Pi conta para ele sua aventura quando o navio que trazia sua família para o Canadá naufragou o deixando em um bote à deriva na companhia de um tigre chamado Richard Parker.

Antes de conferir o drama ao enredo, o roteiro nos introduz a vida de Pi com um excelente humor e uma certa fantasia que nos deixa maravilhado com aquele menino que cresceu dentro de um zoológico e praticava diversas religiões como o hinduísmo, islamismo e catolicismo. E em nenhum instante se perde a chance de introduzir uma belíssima fotografia, seja ela real ou artificial. Ang Lee está realçando a imensidão da natureza perante o homem. O objetivo do diretor é demonstrar a superação e a força de vontade que é base da fé e que está além de qualquer religião. Uma vez que sabemos que Pi sobreviveu o que queremos é entender como é possível passar 227 dias no mar... com um tigre de bengala.

Se as questões a que vem o filme são bem expostas, o que não obtém tanto sucesso é a atuação de Sharma como o jovem Pi. O ator não consegue transmitir todo o drama que vive o garoto diante daquela adversa situação. Suas expressões soam mais como caricaturas não conseguindo imprimir veracidade aos seus sentimentos. Enquanto na outra ponta está o adulto Pi, muito mais convincente no trabalho de Khan.

Dessa forma, sendo impecável tecnicamente, razoável na mensagem que busca transmitir mas perdendo força com a atuação de Sharma, A Aventuras de Pi convence com um bom entretenimento  Convence mais do que muitos dos que integraram a lista do Oscar 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário